VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NT-proBNP



O diagnóstico e tratamento da doença cardíaca canina pode ser facilitado por um teste de laboratório altamente sensível e específico que prevê risco de morbilidade e mortalidade, sendo útil para orientar a terapia, de fácil execução, barato e amplamente disponível (Oyama et al., 2010a). Assim, a determinação NT-proBNP pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas de diagnóstico, incluindo o exame físico, a radiografia e a ecocardiografia como adjuvante do diagnóstico da doença cardíaca em cães (Oyama et al., 2008a).



O uso do NT-proBNP em cães com sinais respiratórios

No cenário de emergência, o NT-proBNP pode ser utilizado em conjunto com o exame físico, radiografia torácica e electrocardiografia para diferenciar as causas respiratórias primárias de dispneia das causas de ICC que também cursem com a mesma sintomatologia (Swedberg et al., 2005).



Desta forma, talvez a melhor indicação veterinária para o doseamento de NT-proBNP seja em cães com sinais respiratórios de etiologia desconhecida (Prosek et al., 2007, Defrancesco et al., 2007, Fine et al., 2008). Fine et al., (2008) avaliaram 46 cães com tosse ou stress respiratório e determinaram que os cães com ICC apresentavam uma média significativamente mais elevada de concentrações NT-proBNP do que os animais com doença respiratória (média IC de 2554pmol/L; média respiratória de 357pmol/L]. Assim, a ICC e doença pulmonar primária foi diagnosticada em 25 e 21 cães, respectivamente. A avaliação da concentração de NT-proBNP no soro ou plasma pode ser útil para a discriminação de ICC de doença pulmonar primária em cães com stress respiratório ou tosse (Fine et al., 2008).



O uso de NT-proBNP em cães com doença cardíaca

Uma indicação potencial para o teste NT-proBNP é a detecção de doença cardíaca assintomática ou oculta. Durante esta fase, o diagnóstico precoce é necessário para monitorizar a progressão e, eventualmente, intervir antes do desenvolvimento de sinais clínicos (Oyama et al., 2010a).

As recomendações existentes indicam que a doença cardíaca é pouco provável em cães quando o nível de NT-proBNP é < 566pmol/l (Oyama et al., 2008a).

Oyama et al., (2008b) demonstraram em 119 cães com doença valvular mitral, 18 cães com cardiomiopatia dilatada e 40 cães saudáveis para controlo, que a concentração sérica de NT-proBNP foi significativamente maior em cães com doença cardíaca do que nos animais controlo e que uma concentração sérica de NT-proBNP> 445 pmol/L pode ser usada para discriminar cães com doença cardíaca de cães de controlo com uma sensibilidade de 83,2% e especificidade de 90,0%.

O uso do NT-proBNP na monitorização da terapia

Outra indicação para a medição de biomarcadores envolve o uso de terapia adaptada pelos níveis destes (Oyama et al., 2010a).

De acordo com Achen et al., (2009), as alterações de amostras seriadas do NT-proBNP em cães com DDMVM estavam de acordo com a decisão clínica de um cardiologista. Os cães que receberam diuréticos no tratamento da DDMVM grave foram monitorizados, e as análises seriadas de NT-proBNP foram realizadas juntamente com os exames convencionais, que incluiu o exame físico, exames de sangue, ecocardiografia e radiografia de tórax. Com base no diagnóstico convencional (e desconhecendo os resultados do NT-proBNP), os clínicos decidiram então aumentar, diminuir ou não alterar a dose do diurético. Nos cães, que registaram uma diminuição nas concentrações seriadas de NT-proBNP, era significativamente mais provável que os clínicos tivessem diminuído a dose de furosemida, e no exame radiográfico, a evidência de ICC foi improvável. Por outro lado, em cães que tiveram um aumento das concentrações de NT-proBNP, era significativamente mais provável que os clínicos tivessem aumentado a dose de furosemida , e no exame radiográfico, a evidência de ICC foi mais provável (Achen et al., 2009). Estes resultados, embora preliminares, sugerem que o registo das concentrações de NT-proBNP muda consoante as alterações no estado clínico e pode ajudar os médicos a determinar a necessidade de tratamento. A resolução de ICC bem sucedida normalmente diminui as concentrações de NT-proBNP, mas não para o valor normal de referência (Oyama et al., 2010a).

http://www.vetlaboratorio.com.br/vetlab.php?mID=37&iID=65&bid=357

Nenhum comentário: