VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Toxoplasmose (Ag)

Toxoplasmose (Ag)


Amostra: Gatos: fezes frescas ou swab de reto. Cães: líquidos biológicos. Enviar em até 4 dias refrigerado

Comentários: A grande vantagem deste teste é detectar a fase em que os felinos estão eliminando os oocistos.

A toxoplasmose é uma coccidiose dos felídeos e uma das mais comuns parasitoses que afetam os animais homeotérmicos, em todo o mundo, inclusive o homem, constituindo importante zoonose. Os felídeos são o ponto-chave da epidemiologia da toxoplasmose, sendo os únicos hospedeiros da forma sexuada, e definitivos do parasita. Por eliminarem oocistos nas fezes, são a única fonte de infecção dos animais herbívoros.

T. gondii possui três estágios infectantes, podendo ser transmitido por meio das fezes (oocistos), pela via transplacentária (taquizoítos) e pelo carnivorismo (cistos com bradizoítos).

O gato começa a eliminar oocistos junto com as fezes de três a dez dias após a ingestão de tecido

contendo cistos do protozoário. Os oocistos são eliminados não esporulados, isto é, não infectantes. Os oocistos tornam-se infectantes no ambiente somente depois de um a cinco dias, dependendo da temperatura e da umidade. A excreção dos oocistos pode durar, em média, entre uma a duas ou três semanas, após a primeira exposição do gato ao parasita. Depois desse período, o gato não elimina oocistos novamente, pois desenvolve imunidade contra o protozoário. Com relação a esse fato há, na literatura, relatos de resultados de experimentos que indicam a possibilidade de o gato voltar a eliminar oocistos em condições especiais.

Normalmente os gatos não apresentam sintomas de infecção pelo T. gondii. Porém, se estiverem com alguma doença imunossupressora, podem desenvolver a toxoplasmose com a seguinte sintomatologia: febre, diarréia, pneumonia, hepatite, inflamação ocular, doenças neurológicas etc.

A transmissão congênita do T. gondii pode ocorrer quando a infecção aguda coincide com a prenhez. O Toxoplasma gondii multiplica-se na placenta, difundindo-se para os tecidos fetais, com consequências mais sérias aos fetos, no primeiro terço ou metade da gestação. Apesar de quanto mais adiantada a gestação, maior a probabilidade da infecção fetal, os riscos de fetopatias graves são menores. Nos EUA estima-se que a cada ano nascem cerca de 3.000 crianças com toxoplasmose congênita.

Método: Imunoensaiocromatográfico Ag

Prazo: 2 dias.

Código: 888

Nenhum comentário: