VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Catarata

O olho possui basicamente 2 lentes: a lente externa, que é a córnea e a interna, para focalização fina, que é o cristalino. Segundo o Dr. Jorge Pereira, as cataratas são o resultado de qualquer evento que modifique a arquitetura natural das fibras do cristalino, tornando-o, assim, opaco, podendo levar o animal à cegueira.
Esta opacidade pode ocorrer nos cristalinos de qualquer mamífero como Cães, Gatos, Cavalos, Ferrets, Ovinos, Bovinos, etc e também em aves ornamentais como Papagaios, Araras, Tucanos e ainda pequenos pássaros como Coleiros, Canários diversos, entre outros. Embora as cataratas possam decorrer de doenças metabólicas, uso prolongado de alguns medicamentos, intoxicação, senilidade etc., nos animais, na maioria das vezes, tem caráter hereditário. O único tratamento comprovadamente eficaz é a cirurgia, que consiste na retirada do cristalino opaco e o implante de uma lente intra-ocular (LIO), em substituição ao mesmo. Embora possam ser operados por técnicas tradicionais como a intra-capsular (EICC) e a extração extra-capsular da Catarata (EECC), o método que determina melhores resultados é o método da Facoemulsificação (FE), a extração ultra-sônica da catarata.
A cirurgia demora em média 2 a 6 minutos e o percentual de sucesso obtido através da mesma, gira em torno de 96%. Segundo a literatura Dr. Jorge Pereira é pioneiro na Facoemulsificação na América Latina, tendo apresentado e publicado os primeiros trabalhos sobre a técnica na América do Sul, e vem ensaiando os primeiros passos nas técnicas de Cirurgia a Laser.


Matéria do site www.cepov.com.br , do Dr. Jorge Pereira
Avenida das Américas, 700 Bl 08 Loja 103J Barra da Tijuca RJ

Nenhum comentário: