VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Parasitológico de Fezes

Este exame de rotina é muito útil mas alguns fatores devem ser considerados:

O VetLab realiza rotineiramente o método de centrífugo-sedimentação com acetado de etila ( Ritchie ) - este exame é útil na identificação de alguns ovos que não flutuam como Taenia sp e Platynosomum sp

A sensibilidade na detecção de parasitos entéricos num único exame não é adequada e por isso se recomenda que pelo menos três exames em amostras distintas sejam feitos quando há a suspeita de parasitismo.
O exame de MIF foi substituído no VetLab por SAF (Ácido acético, Acetato de sódio e formol. Este conservante é capaz de preservar adequadamente as estruturas morfológicas dos ovos, larvas cistos e oocistos de parasitos. Além disto, ele traz a possibilidade de se visualizar trofozoítos em fezes diarréicas que eram destruídos pelo MIF.

Em animais com inflamação ativa no trato intestinal. É indicado o exame de COPROLÓGICO COM CITOLOGIA.
O exame inclui a pesquisa de sangue oculto (útil para a identificação de lesões do tubo gastrointestinal que cursam sem sangramento clinicamente visível. As causas mais comuns são sangramentos oriundos de úlceras gástricas e duodenais, gastrite, ulcerações medicamentosas da mucosa gastrointestinal, neoplasias gástricas ou de cólon, diverticulite, colites, algumas parasitoses, hemorragias de boca ou trato respiratório superior deglutidas), Citologia (mostrando a presença de células como neutrófilos e eosinófilos e bactérias como Campylobacter e Clostridium.

Nenhum comentário: