Superpromoção para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2009:
Peça uma cultura de urina com antibiograma e ganhe o EAS + PU/CU
EAS + PU/CU + Cultura e Antibiograma urinária
Aproveite: válido somente até o final do ano
PU/CU
Muitos médicos veterinários utilizam as dosagens de uréia e creatinina plasmáticas para avaliar a função renal, porém estas concentrações só se alteram no sangue quando 75 % dos néfrons já perderam sua função. Nesse estágio, o estado clínico do paciente já se encontra agravado, restando ao clínico apenas a opção de minimizar as complicações secundárias de um quadro de insuficiência renal.
A relação proteína creatinina urinária (PU/CU) além de nos fornecer praticidade na forma de coleta, pois necessita somente de uma amostra de urina, oferece ao veterinário a precocidade no diagnóstico de lesão renal, já que essa relação se altera quando 25% dos néfrons estão acometidos. A vantagem da utilização dessa análise é fornecer ao veterinário a oportunidade de alterar o curso da doença renal e aumentar a expectativa de vida de seus pacientes. Pode também ser utilizada junto à mensuração sérica para monitorar e avaliar o tratamento e progressão da doença renal.
Enfim, dispensa-se aguardar pelos sinais clínicos de azotemia e/ou síndrome urêmica antes de diagnosticar uma doença renal. Partindo-se daí pode-se detectar uma nefropatia antes mesmo que os pacientes apresentem complicações secundárias, por se tratar de um teste quantitativo que fornece um ótimo parâmetro para monitorar o curso da doença renal e avaliar a resposta do animal diante a protocolos terapêuticos em diversas em enfermidades.
Leia também: http://vetlaboratorio.blogspot.com/search/label/PU%2FCU
Cultura
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das afecções mais comuns que acometem os cães e estão entre as mais comuns indicações de antibioticoterapia.
Um diagnóstico de ITU pode ser feito através da associação dos sinais clínicos e da urinálise, porém, cultura de urina e testes de susceptibilidade aos agentes antimicrobianos são determinantes para um diagnóstico definitivo bem como para determinação do tratamento a ser instituído.
As bactérias mais freqüentemente envolvidas em infecções do trato urinário são membros dos gêneros Escherichia sp., Proteus sp., Klebsiella sp., Enterobacter sp, Pseudomonas sp, Streptococcus sp. e Staphylococcus sp.
Desde a introdução de drogas antimicrobianas na prática da medicina moderna, os Staphylococcus evoluíram em resposta a essa pressão. As infecções causadas por esse gênero bacteriano são rotineiramente tratadas com uso de antibióticos e, conseqüentemente, a resistência às drogas tem sido um achado cada vez mais comum. Já na medicina veterinária, o uso indiscriminado de antibióticos sem resultados de cultura bacteriológica e o antibiograma tem contribuído enormemente para o aparecimento de cepas multiresistentes de bactérias.
Leia também Bactéria indutoras de Betalactamase: http://vetlaboratorio.blogspot.com/search/label/Betalactamase
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário