VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Parvovirose ou Campilobacteriose?

Campilobacteriose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Campylobacter. Ele pode ser transmitido de pessoas para cães e depois voltar para as pessoas novamente. É também conhecido como "Show Crud", pois é muito comum em cães de exposição.
Esta doença está se tornando cada vez mais frequente. À medida que começa o calor, em cada ano, uma nova onda de mortes ocorre. E a cada ano, surge a pergunta de novo: "É uma nova cepa de Parvo?".
Ela pode ser clinicamente muito parecida com Parvo, mas é importante notar que esta doença pode ser transmitida entre seres humanos, cães, gatos e outros animais. Muitos Veterinários estão relatando que uma cura para o Parvo foi estabelecida quando na verdade eles estão tratando e curando Campylobacter.
O Campylobacter jejuni é uma espécie de bactérias conhecida por causar aborto em ovinos, febre e inflamação do estômago no homem e pode estar associada a doenças entéricas de bezerros, cordeiros e outros animais. É um organismo que sobrevive em microaerofilia, o que significa que tem uma exigência de redução dos níveis de oxigênio. São relativamente frágeis e sensíveis a estresses ambientais (por exemplo, 21% de oxigênio, secagem, aquecimento, desinfetante e condições ácidas).
Tempo de incubação: O período de incubação é de 2 a 10 dias.
Sintomas: Estes podem imitar a parvo. A diarréia nem sempre tem o odor fétido. Ele geralmente progride como se segue. Começa com fezes cobertas de muco, mole, progride para a diarréia, diarréia profusa, esguicho, o apetite deprimido com ou sem vômitos. A diarréia pode ser aquosa ou pegajosa e pode incluir (mas nem sempre) sangue. Estes sintomas podem ser menores a grave. O hemograma normalmente apresenta policitemia transitória e leucopenia por neutropenia, linfopenia e eosinopenia, os monócitos geralmente estão ativados. Alguns animais quase não apresentam nenhum sintoma, enquanto outros podem falecer por desidratação. Também pode ocorrer choque seguido de morte dentro de 12-24 horas. Filhotes precisam de atenção imediata pois a taxa de mortalidade é alta.
FONTE DE INFECÇÃO: fezes, água não potável, como rios, lagos ou poças e comida contaminada. Esta doença também pode ser transmitida a estas áreas pela mosca comum, voando de um hospedeiro para outro. Esta bactéria se reproduz muito rápido.
TRATAMENTO. Hidratação pode ser necessário dentro de poucas horas do início dos sintomas. Este é o pior cenário. Pode ser que o cão tenha um caso muito suave e seja tratado em casa com medicação anti-diarreicas e antibióticos, mas não vale a pena arriscar. A maioria dos casos não são tão drásticos se o tratamento for feito em tempo hábil. Quanto mais novo o cão mais grave o caso. Medicamentos para o tratamento são Tetraciclina, Eritromicina e alguns tiveram sucesso usando Cefalexina. Nós recomendamos Eritromicina.
A maioria das pessoas que adoecem com campilobacteriose tem diarréia, cólicas, dor abdominal e febre dentro de dois a cinco dias após a exposição ao organismo. A diarréia pode ser sanguinolenta e pode ser acompanhada por náuseas e vômitos. A doença normalmente dura uma semana. Algumas pessoas infectadas não têm sintomas. Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, Campylobacter, ocasionalmente, se espalha pela corrente sanguínea pode causar sepse.

Exames relacionados:

Coprológico com citologia – Coprológico funcional
Material: Amostra de fezes frescas e swab retal.
Condições de coleta: Refrigerar imediatamente de 2 a 8 graus. Nunca congelar.
Prazo: mesmo dia.

Parvovirose canina (CPV)
Material: Fezes frescas ou swab retal, refrigeradas de 2 a 8 graus por no máximo
48 hs. Ou congelada por no máximo 1 semana.
Prazo: Mesmo dia

Campylobacter- Cultura
Material: Fezes frescas ou swab com meio Cary-Blair
Condições de coleta: Fezes frescas - Manter refrigerado, enviar em até 2 horas.
Não usar conservantes. Swab Cary-Blair – Enviar em até 24h.
Prazo: 8 dias

Nenhum comentário: