VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ÁCIDOS BILIARES

ÁCIDOS BILIARES
O VETLAB ESTÁ REALIZANDO, COM EXCLUSIVIDADE NO BRASIL, O TESTE DE ÁCIDOS BILIARES.

A dosagem de ácidos biliares é realizada quando temos evidências clínicas e laboratoriais que suportam um diagnóstico diferencial de disfunção hepática, porém sem os sinais óbvios de doença hepática. Este teste não é parte dos testes laboratoriais de rotina e é pouco útil quando o paciente apresenta icterícia hepática ou pós-hepática - uma vez que o resultado estará sempre elevado. Em pacientes onde a icterícia é de origem pré-hepática este teste é de grande ajuda para eliminar doença hepática como causadora da icterícia ou identificar doença hepática concomitante.

Ácidos Biliares (jejum)
Material: Soro 1,0 ml
Condições de coleta: Jejum de 12 horas.
Comentários: Qualquer distúrbio envolvendo um ou mais componentes estruturais do fígado pode causar o escape de ácidos biliares para a circulação periférica. A presença de ácidos biliares no soro é um teste muito mais sensível que a bilirrubina, na avaliação da função hepática. Os ácidos biliares são de maior uso para detectar anomalias congênitas do sistema porta e para provar uma disfunção hepática nos pacientes não-ictéricos quando seus sinais clínicos estão vagos e outros parâmetros clinicopatológicos são sugestivos de insuficiência hepática.
Prazo: Mesmo dia

Ácidos Biliares (Teste de estímulo)
Material: Soro 1,0 ml
Condições de coleta: Coletar a primeira amostra após jejum de 12 horas, alimentar o animal normalmente e coletar sangue após 2 horas.
Comentários: A contração da vesícula biliar altera temporariamente o mecanismo de eliminação dos ácidos biliares. A determinação da concentração de ácidos biliares no sangue 2 horas após a contração da vesícula estimulada por uma refeição pode aumentar a sensibilidade do teste.
Prazo: Mesmo dia

Nenhum comentário: