VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PANCREATITE CANINA

Pancreatite deve ser considerada em todo cão com vômitos, dor abdominal e / ou anorexia.

Os resultados do hemograma em cães com pancreatite aguda são inespecíficos, como trombocitopenia, neutrofilia com desvio à esquerda e anemia outodos os parâmetrosnormais.
A bioquímica também einespecífica e pode incluir elevação da atividade das enzimas hepáticas, azotemia, hiperbilirrubinemia, hipoalbuminemia , hiperglicemia e / ou hipocalcemia.
Amilase e lipase foram usados para diagnosticar a pancreatite canina por décadas. Estes testes são de fácil acesso, rápido e barato. Estas enzimas detectam pancreatite em aproximadamente 50% de todos os cães com esta doença. Além disso, cerca de 50% dos pacientes com amilase sérica elevada e / ou lipase não tem pancreatite, pois ambas as enzimas são afetadas por outros condições.
A Tripsina Imunorrativa canina (TLI) é específico para a função pancreática exócrina e é o teste de escolha para a insuficiência pancreática exócrina em cães. No entanto, a sensibilidade do TLI para a detecção da pancreatite é limitada a 30% a 60%.

Diagnóstico por Imagem
Os achados radiográficos em cães com pancreatite são subjetivos e dependem fortemente da qualidade da radiografia e da experiência do leitor. A ultra-sonografia abdominal é altamente específica para pancreatite quando realizada por um técnico experiente e quando são aplicados critérios rigorosos. A sensibilidade da ultra-sonografia abdominal tem se mostrado altamente dependente do operador e tem sido relatada a ser de até 68% em cães.

A dosagem de LIPASE PANCREÁTICA ESPECÍFICA CANINA (CPL) demonstra sensibilidade superior a 80% no diagnóstico de pancreatite em cães (com base em casos histologicamente confirmados de pancreatite). Em contraste com a atividade da lipase sérica, a concentração CPL não é afetada pela insuficiência renal ou administração de prednisona, podendo ser utilizada para diagnosticar a pancreatite aguda em pacientes com insuficiência renal
crônica ou, e os pacientes tratados com prednisona.

Lipase Pancreática Específica Canina – CPL (Lipase Imunorreativa)Material: Soro 0,5 ml. Estabilidade: TA - 7 dias, R - 7 dias e C - 1 ano
Condições de coleta: Jejum não obrigatório. Amostras lipêmicas, ictéricas ou hemolisadas não interferem no resultado.
Comentários: A dosagem de LIPASE PANCREÁTICA ESPECÍFICA CANINA (CPL) demonstra sensibilidade superior a 80% no diagnóstico de pancreatite em cães (com base em casos histologicamente confirmados de pancreatite). Em contraste com a atividade da lipase sérica, a concentração CPL não é afetada pela insuficiência renal ou administração de prednisona, podendo ser utilizada para diagnosticar a pancreatite aguda em pacientes com insuficiência renal
crônica ou, e os pacientes tratados com prednisona.
Método: ELISA
Prazo: mesmo dia.

Nenhum comentário: