VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Informativo outubro

Alergia canina -17 agentes (ácaros domésticos, ácaros de estocagem, pulgas, plantas e fungos)
Material: Soro 1,0ml
Condições de coleta: Jejum 4 horas.
Método: Imunocromatografia.
Prazo: 2 dias úteis.

Fungos
Os fungos se estabelecem em qualquer lugar da natureza. No ambiente doméstico, esses pequenos "intrusos" e seus milhares de esporos eliminados todos os dias, ocupam posição de destaque nos quadros de alergia respiratória.
Penicillium notatum considerado um dos mais importantes fungos domésticos, também é encontrado em solos de diversas espécies e cereais armazenados.

Cladosporium herbarum relatos de diversas partes do mundo demonstram que, com raras exceções. o C. herbarum é o fungo mais encontrado no ar. Sua presença é bastante frequente em plantas mortas, solos e alimentos, incluindo refrigeradores mal limpos e ambientes pouco ventilados.

Aspergillus fumigatus trata-se de um fungo termotolerante de ampla distribuição na natureza.
Em comparação a outros aerolérgenos, a concentração de esporos no ar é bastante reduzida.

Alternaria alternata considerado um fungo de ambiente externo, a A. alternata é predominante em estações de clima quente e pode ocorrer em muitas plantas, ninhos de pássaros, solos, alimentos e tecidos.
As manchas negras na casca do tomate podem ser causadas por este fungo.

Gramas
Cynodon dactylon considerada uma das espécies de gramíneas mais alergênicas, a grama das bermudas é originária da Índia e é a forragem mais predominante no Brasil. Suas folhas são estreitas e de crescimento rápido, com coloração verde intenso. Embora muito macia, possui alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida aos maus tratos. Facilmente encontrada em playgrounds, campos de futebol e quadras de tênis.

Ácaros
O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama. A temperatura e umidade são igualmente importantes e justamente nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis para o seu desenvolvimento. Sua alimentação consiste de fungos, descamações de pele humana e dos animáis domésticos.
O Dermatophagóides Pteronyssinus tem aproximadamente 11 proteínas alergênicas, muitas são secretadas ou excretadas razão pela qual uma cultura de ácaros mortos preserva o potencial alergênico.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE EXAMES ACESSE www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/

EXAME EM DESTAQUE: ELISA PARA GIARDIA

Diferente da microscopia, técnica utilizada para detecção de cistos nas fezes, o método de ELISA detecta o antígeno do parasita, evitando resultados falso-negativos. Dessa forma, é possível detectar a doença mesmo nas janelas negativas do cisto, quando o organismo não está mais expelindo o mesmo.
- PRECISÃO – detecta o antígeno mesmo na ausência do cisto
- PRATICIDADE –diagnóstico pode ser feito em amostra única de fezes ou até em swab retal
- COMODIDADE – resultado no mesmo dia em seu e-mail e no site!
Exames relacionados (podem ser solicitados na mesma amostra): Coprológico com citologia, Coronavírus + Parvovírus, Coprocultura, Rotavírus

Interpretação do Tricograma no perfil dermatológico:

Extremidade dos pelos fraturada – prurido (alopecia traumática)
Extremidade dos pelos fraturada em “galho verde” – Tricoptilose
Extremidade dos pelos com torção em 360 - “Pili torti”
Haste dos pelos com agregados de melanossomos – Displasia dos folículos pilosos
Haste dos pelos com anéis foliculares – Inflamação do folículo piloso
Bulbo em “ponto de interrogação” – Alopecia areata
Bulbo exclusivamente telógenos – Eflúvio telógeno, alopecia X

Venha nos visitar no Congresso de Endocrinologia
18 a 20 de novembro Búzios RJ

Nossos hemogramas sempre vêm acompanhados de contagem de reticulócitos em casos de anemia!
A contagem de reticulócitos é um exame muito útil na diferenciação das anemias regenerativas e as não-regenerativas. Este exame só deve ser realizado em amostras coletadas no mesmo dia!

Nenhum comentário: