VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CINOMOSE

Estamos passando por mais um surto de cinomose e com a chegada do frio os casos só vão aumentar.

Um diagnóstico preciso aumentam as chances de tratamento.

Antes da Primeira dose de Vacina: Devido à capacidade do teste detectar a fase inicial da doença, o teste Cinomose IgM pode ser utilizado antes da primeira dose da vacina como uma garantia de não estar vacinando animais que se apresentem no período de incubação da doença.

Início de um programa de vacinação: a vacinação deve ser realizada quando a titulação de anticorpos maternos for baixa para permitir adequada resposta
imunológica do filhote. Com a realização do teste Cinomose IgG, o clínico pode definir o momento ideal para o início do programa de vacinação, já que o teste fornece a titulação de anticorpos contra o vírus da cinomose.

Avaliação de um programa de vacinação: como o teste Cinomose IgG realiza a titulação de anticorpos do cão, ele pode utilizá-lo para avaliar a eficácia do programa de vacinação prescrito ao animal. Caso a titulação esteja alta o programa obteve um resultado satisfatório e caso esteja baixa o animal não está adequadamente protegido.

Sinais neurológicos: durante a fase neurológica da doença quando a taxa viral na conjuntiva é baixa, é possível identificar os anticorpos IgG e IgM contra o vírus da cinomose no sangue. Não utilizar o IgG se o animal for vacinado.

Sintomas Inespecíficos: Animal com hipertermia, prostrado, sem apetite, lacrimejando podem estar na fase de incubação. Neste caso o teste Cinomose Ag ou IgM possibilitam um diagnóstico precoce aumentando assim o sucesso do tratamento.

Internação: Devido ao potencial infeccioso elevado e a possibilidade de disseminação rápida, animais “suspeitos” de estarem com Cinomose geralmente não são internados nas Clínicas Veterinárias. Um resultado negativo no teste Cinomose Ag dá ao Veterinário a segurança na hora da internação, pois significa que o animal atendido não está liberando vírus no ambiente, podendo assim receber uma atenção adequada.


PARA SUA PRATICIDADE O VETLAB REALIZA O TESTE DE CINOMOSE TOTAL, QUE AVALIA DE UMA SÓ VEZ O ANTÍGENO E OS ANTICORPOS IgG E IgM COM TITULAÇÃO.

2 comentários:

R o s e l e n e disse...

Olá, por favor, sabe me dizer onde posso adquirir soro anticinomótico (gamaglobulina?) e o antibiótico enrofloxacina injetável? Procurei em 3 grandes farmácias veterinárias e não encontrei. Preciso tratar minha cachorra com urgência. Muito grata.

Eliane Mirim disse...

Olá, eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar na elaboração da minha tese de monografia que é sobre "OS MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DA CINOMOSE CANINA". Vocês quem alguma material novo sobre os vários métodos? Desde já eu agradeço!