VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 10 de maio de 2011

Erlichiose equina

Erlichiose equina - Anaplasma pagocytophila (antiga Ehrlichia equi) + Neorickettsia risticii (Febre docavalo Potomac)
Amostra: 1,0ml de soro
Método: ELISA
Condições de coleta: Jejum não obrigatório. O soro pode ser armazenado por até 7 dias entre 2 e 8 graus. Para armazenar por mais tempo congelar.
Comentários:
A erliquiose monocítica equina (EME), também conhecida como a febre do cavalo de Potomac, é uma síndrome diarréica de eqüinos causada por uma riquétsia denominada Neorickettsia (anteriormente Ehrlichia) risticii.
Os animais com EME podem desenvolver diarréia, febre, desidratação e anorexia, com variação do quadro clínico de leve a severo terminando com a morte dos animais. As alterações patológicas mais consistentes de EME são a presença de conteúdo fluído no cólon maior e ceco, e áreas de hiperemia com extensão e distribuição variáveis na mucosa do órgão. O conteúdo presente no intestino delgado varia de consistência mucosa a aquosa, com áreas da mucosa apresentando hiperemia e congestão, podendo ocorrer áreas com lesões intercaladas por áreas sem lesão.
A Erliquiose Granulocítica Equina, (EGE) é uma enfermidade sazonal, normalmente auto-limitante em equinos, causada por uma riquétsia denominada Anaplasma pagocytophila (anteriormente Ehrlichia equi). Os principais sinais clínicos são febre, letargia, anorexia, edema nos membros, hemorragia petequial, icterícia e relutância em se mover.
Prazo: Mesmo dia.

Nenhum comentário: