VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quinta-feira, 2 de junho de 2011

RECOMENDAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ELISA PARA DIROFILARIOSE

RECOMENDAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ELISA PARA DIROFILARIOSE


Antes da Primeira dose de Medicamentos Preventivos: Com exceção dos
filhotes de até 7 meses de idade todos os animais devem se submeter ao teste, antes de iniciar o uso de medicamentos preventivos. Isto porque os medicamentos preventivos só eliminam as microfilárias nos tecidos dos animais positivos e não os parasitas adultos.

Sintomas: Sabe-se que 85% dos animais contaminados pela dirofilariose não apresentam nenhuma sintomatologia clínica até um estágio muito avançado da
doença. Sendo assim a utilização do teste em animais assintomáticos residentes em áreas endêmicas pode detectar a doença precocemente aumentando as chances de um tratamento clínico efetivo.

Diagnóstico Diferencial: Resultados positivos confirmam a presença do antígeno da dirofilariose nas amostras testadas, objetivando o tratamento. Resultados negativos propiciam a utilização de medicamentos preventivos sem risco ao animal.

Após o tratamento adulticida: Todos os animais tratados devem realizar o exame 6 a 7 meses após o tratamento para averiguar a eficácia do mesmo. Um resultado positivo após este período indica que o tratamento não foi eficaz e que deve ser reavaliado.

Controle periódico: Animais que não recebem ou tiveram falhas no tratamento preventivo devem realizar o teste de 6 em 6 meses.

Animais oriundos de áreas endêmicas: Animais que estiveram em áreas endêmicas e não receberam medicamentos preventivos devem realizar o teste 6 meses após o retorno destas áreas.

Nenhum comentário: