VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 5 de julho de 2011

Abordagem Diagnóstica para PU/PD

O EAS é a chave na determinação da causa da poliúria e polidipsia. As características mais importantes do exame de urina são: a densidade, a presença ou ausência de proteína, glicose, as bactérias, e a celularidade da amostra.

A urina com densidade menor que 1,030 em cães e 1,035 em gatos, sugere um defeito de concentração que leva a poliúria. Glicosúria persistentes é diagnóstico de glicosúria renal primária ou, mais comumente de diabetes mellitus. Proteinúria sem a presença de sedimento urinário significativo e urina diluída podem ser associados com hiperadrenocorticismo, pielonefrite, piometra, glomerulonefrite ou outras glomerulopatias.

Um sedimento urinário significativo (hematúria, piúria ou bacteriúria) em uma amostra obtida por cateterismo ou cistocentese suporta infecção do trato urinário e possível pielonefrite. Em virtude de o EAS apresentar falso negativo para sedimentos em uma amostra de urina muito diluída, uma cultura deve sempre ser realizada para afastar a pielonefrite, independentemente dos resultados da análise de sedimentos.

Causas de PU/PD em Cães

Hiperadrenocorticismo
Diabetes
Insuficiência Renal Crônica
Pielonefrite
Piometra
Hipercalcemia
Leptospirose
Insuficiência hepática
Hipoadrenocorticismo
Acromegalia

Causas de PU/PD em Gatos

Insuficiência Renal Crônica
Diabetes
Hipertireoidismo
Hipercalcemia
Pielonefrite
Hipokalemia
Acromegalia
Diurese pós-obstrutiva
Hiperadrenocorticismo
Hipoadrenocorticismo

Nenhum comentário: