VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ácidos biliares

A dosagem dos Ácidos Biliares têm substituído o teste tolerância a amônia para avaliação da função hepática. O Ácidos Biliares são sintetizados pelo fígado e secretada na bile. A maior parte é reabsorvida no íleo e passam por reciclagem entero sendo removido do plasma pelos hepatócitos antes de ser secretada na bile mais uma vez.
Se houver comprometimento da função hepática, desvios porto-sistêmicos ou colestase a remoção dos ácidos biliares do plasma é
prejudicada levando a concentrações elevadas.
Aumento da sensibilidade do teste é alcançado através da combinação de ácidos biliares jejum, com pós-prandial (2 horas após uma refeição). Este teste é o índice mais sensível da função hepática disponível e deve ser executado em paralelo com a avaliação das enzimas hepáticas.
As enzimas hepáticas apenas refletem a integridade dos hepatócitos não o impacto global de um processo de doença na função hepática.
Os Ácidos Biliares normalmente não são significativamente alterados em hepatopatias associadas com a terapia, hiperadrenocorticismo corticosteróide ou anticonvulsivantes.

Nenhum comentário: