VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Chlamydophila psitacci

NOVO EXAME


Chlamydophila psitacci - (Chlamydia psittaci ) - Clamidiose – Psitacose- Ornitose

Material: Aves: Fezes frescas refrigeradas, tecidos refrigerados ou sercreções em swabs sem meio refrigerados.

Felinos: sercreções em swabs sem meio refrigerados.

Comentários: A transmissão da C. psittaci ao homem ocorre principalmente pela inalação do microrganismo presente em penas e fezes secas o...u em secreção respiratória de aves infectadas. Em aves, a transmissão ocorre principalmente por via aerógena, mediante a inalação de excretas secas e secreções nasal e ocular de aves infectadas. Outras vias de transmissão incluem ingestão de fezes contaminadas e por meio dos pais nomomento da alimentação dos filhotes no ninho.

Em estudo experimental com calopsitas, GUZMAN et al. (2010) detectaram o antígeno em animais infectados com a bactéria apenas no 16º dia após sua inoculação, período no qual surgiram os sinais clínicos.

Os sinais clínicos podem se apresentar de forma aguda, subaguda, crônica ou inaparente, dependendo do estado imunológico da ave, da espécie hospedeira, da patogenicidade do microrganismo, do grau de exposição à bactéria, da porta de entrada e da presença de outras doenças concomitantes. As formas subaguda ou crônica são típicas de espécies com baixa suscetibilidade ou infectadas com uma cepa de virulência moderada.

Um diagnóstico rápido e definitivo é necessário, devido ao potencial zoonótico da infecção.

O teste não necessita de organismos viáveis. Falso negativos são possíveis quando a quantidade de

antígenos é insuficiente ou no caso de excreção intermitente da bactéria.

Método: Imunocromatografia Ag

Prazo: Mesmo dia

Código: 800

Nenhum comentário: