VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NOVO TESTE PARA LEISHMANIOSE



As técnicas sorológicas utilizadas como método diagnóstico de escolha em inquéritos epidemiológicos, no Brasil, são o ELISA e a imunofluorescência indireta. Os métodos imunológicos se baseiam na detecção de anticorpos anti-Leishmania nos soros dos cães infectados.

Embora tenham sofrido avanços, são descritos ainda, problemas de reações cruzadas com outras doenças devido ao uso de antígenos crus, por esta razão, métodos com níveis mais adequados de sensibilidade e especificidade são desejáveis.

São atualmente muito estudadas como método diagnóstico, as técnicas sorológicas que utilizam peptídeos recombinantes contendo epítopos específicos do parasito, obtidos através de clonagem de genes que codificam proteínas antigênicas.



O VetLab apresenta um teste imunocromatográfico que permite a detecção rápida de anticorpos contra Leishmania spp. É um teste qualitativo para detecção de anticorpos anti-Leishmania que utiliza a proteína recombinante K39 (rK39) como antígeno. Esta proteína é o produto de um gene clonado a partir de L. chagasi e que contém uma repetição de 39 aminoácidos conservados entre as espécies viscerotrópicas de Leishmania (Leishmania donovani, L. infantum e L. chagasi). A presença de anticorpos anti-rK39 é indicativo de infecção, e ainda não foi relatado a reatividade com outros tripanossomatídeos.

O teste é rápido, pode-se utilizar soro ou plasma; os resultados são liberados no mesmo dia.

Em estudo1 realizado em Minas Gerais, com 1.798 cães, utilizando animais experimentalmente e naturalmente infectados por L. chagasi, mostrou que quando um animal é reagente no teste anti-rK39, confirma o diagnóstico de infecção por L. chagasi, sendo que a sua utilização poderia gerar uma diminuição dos animais sacrificados que apresentassem outras patologias.

Comparando-se a utilização do teste anti-rK39 com o Elisa com antígeno bruto, concluiu-se que o teste cromatográfico anti-rK39 é capaz de detectar infecção ativa em cães com diferentes formas clínicas da doença, uma vez que a sensibilidade do teste anti-rK39 foi de 83% com especificidade de 100%2.

Outro estudo3 realizado em São Paulo fez o teste com 134 cães portadores de outras patologias ou residentes em áreas indenes para LVA, para avaliar a especificidade do teste rápido anti-K39. Todas amostras apresentaram resultados negativos.

1. Genaro O, Costa RT, França Silva JC, Reis AB, Vieira EP, Arias JR. Evaluation of an immunochromatographic assay for the diagnosis for dogs experimentally and naturally infected with Leishmania chagasi in Brazil. Acta Parasitologoca Turcica.97;21(suppl.I): 93.

2. Laurenti MD, Lemos EM, Reis AB, Moreira MAB, Luvizotto MCR, Corbett CEP et al. Evaluation of Kalazar DetectTM Rapid Test for serodiagnosis of canine visceral leishmaniasis in Brazil. Third World Congress on Leishmaniosis (Abstract Book), Palermo-Terrasini, Sicily, Italy. 05, p.160.

3. Rev. Inst. Adolfo Lutz;66(2):185-193, maio-ago. 2007. Tab



Leishmaniose anti-rK39

Material: 1,0 ml de soro.

Método: Imunocromatografia anti-rK 39

Comentários: Comparando-se a utilização do teste anti-rK39 com o Elisa com antígeno bruto, concluiu-se que o teste cromatográfico anti-rK39 é capaz de detectar infecção ativa em cães com diferentes formas clínicas da doença, uma vez que a sensibilidade do teste anti-rK39 foi de 83% com especificidade de 100%

Prazo: Mesmo dia.

Código: 798





Observação: Apesar da grande sensibilidade e especificidade do teste anti-rK39, serão considerados para fins legais e aplicação de vacinas, os resultados obtidos pelas técnicas sorológicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.



Nenhum comentário: