VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Beta Hidroxibutirato

Beta Hidroxibutirato - 'beta'-HBA -BHB


Material: 1,0ml de soro (caninos e felinos)

Condições de coleta: Jejum de 4 horas. Enviar ao VetLab no mesmo dia da coleta. Estabilidade: R – 12 horas e C - 6 meses

Outros laboratórios: Enviar congelado.

Método: Química seca
Comentários: Na rotina da clínica veterinária, o grau de cetonemia é normalmente estimado por meio da detecção de corpos cetônicos na urina, utilizando-se tiras reagentes que proporcionam uma estimativa semi-quantitativa dos corpos cetônicos. Esse método é capaz de detectar apenas a presença do acetoacetato (AA), mas não o beta-hidroxibutirato (BHB), que é o ânion cetônico predominante na cetoacidose diabética (sua concentração é aproximadamente três vezes maior do que a do AA). Com a instituição da terapia e melhora do quadro, ocorre à conversão do BHB em AA e, desse modo pode parecer ao clínico que, apesar da melhora clínica do paciente, a cetonúria esteja aumentando.

Portanto, a monitoração da cetonúria como método de avaliação do progresso clínico durante o tratamento da cetoacidose não é clinicamente útil. A mensuração do BHB no sangue pode ser uma alternativa à da cetonúria.

A mensuração quantitativa do 'beta'-HBA é um método acurado para o diagnóstico da cetose e cetoacidose diabética em cães.

Prazo: Mesmo dia.

Código: 752



Beta Hidroxibutirato - BOVINO

Material: 1,0ml de Leite Condições de coleta: Enviar ao VetLab no mesmo dia da coleta. Estabilidade: R – 12 horas e C - 6 meses

Outros laboratórios: Enviar congelado.

Método: Química seca semi-quantitativo

Comentários: A cetose é um transtorno comum nos rebanhos leiteiros, definida como uma desordem do metabolismo de carboidratos e gorduras, caracterizada pelo incremento de corpos cetônicos (acetona, acetoacetato, beta-hidroxibutirato) no sangue.

Quando o consumo calórico é reduzido e as necessidades energéticas aumentadas, a concentração de corpos cetônicos aumenta, podendo ocasionar a doença clínica conhecida como cetose .

Pode ser classificada como clínica ou subclínica. Na maioria dos casos é uma doença do tipo subclínica, podendo chegar até 34% dos casos, enquanto que os casos clínicos chegam apenas a 7%.

Os efeitos a longo prazo da cetose incluem a diminuição da produção de leite, um aumento do risco de desenvolvimento de outras enfermidades como o deslocamento de abomaso, e até mesmo diminuição da taxa de fertilidade.

Ao detectar a cetose antes dela se tornar clinicamente evidente, os produtores podem tomar atitudes que impeçam o desenvolvimento das manifestações clínicas e a perda de produtividade.

Interferentes:

• Vacas com mastite ou com alta contagem de células somáticas no leite (> 1.000.000) podem exibir um nível mais alto BHB.

• Uma amostra anormal de leite (sanguinolenta) pode altar os resultados do teste.

Prazo: Mesmo dia.

Código: 752

Nenhum comentário: