VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

T4 Total passa a ser rotina no check up de cães e gatos.



Qual a importância de se dosar T4 total?

T4 Total está diminuído em quase todos os cães com Hipotireoidismo e é diagnóstico de hipertireoidismo em felinos.

O que é o hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é uma síndrome decorrente da produção excessiva de hormônios da tireóide, resultando em um aumento do metabolismo basal. O hipertireoidismo é a endocrinopatia mais comum em gatos, mas é muito rara em cães. Os sinais clínicos incluem perda de peso, polifagia, aumento da atividade, agitação, nervosismo, perda de pelo, despenteado, poliúria, polidipsia, vômito, diarreia, fezes volumosas. Policitemia, aumento das enzimas hepáticas (ALT / FAL) e hipocalemia são achados comuns de laboratório.

Em que idade os gatos devem ser testados para hipertireoidismo?

O hipertireoidismo ocorre na meia-idade com idade média de anos 11-13. É raro em gatos jovens, mas qualquer gato com mais de 4 anos de idade, com sinais clínicos compatíveis devem ser testados. Todos os gatos com mais de 7 anos de idade devem ser examinados rotineiramente para hipertireoidismo.

Após o diagnóstico de hipertireoidismo, qual é o próximo passo?

Há três opções de tratamento primário disponíveis para gatos com hipertireoidismo:

A terapia médica

A remoção cirúrgica da glândula tireóide

Tratamento com iodo radioativo

Posso usar o Total T4 para monitorar a resposta ao tratamento?

Sim, o teste é quantitativo e permite monitorar a resposta ao tratamento.

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma síndrome resultante da produção e secreção inadequada de hormônio tireoidiano pela glândula tireóide. O hipotireoidismo é a endocrinopatia mais comum em cães, mas muito raro em gatos. Os sinais clínicos incluem inatividade, letargia, ganho de peso, intolerância ao frio, queda de pelos, pelo seco ou sem brilho, descamação excessiva, hiperpigmentação, infecções recorrentes de pele. Achados laboratoriais mais comuns incluem uma leve anemia arregenerativa e aumento do colesterol.

Em que idade devemos testar os cães para hipotireoidismo?

O início dos sinais clínicos podem ocorrer em diferentes idades, mas geralmente aparecem durante a meia idade (4-10 anos). Alguns podem desenvolver sinais em idade precoce (2-3 anos). Todos os cães com sinais clínicos compatíveis devem ser testados para hipotireoidismo. Cães que apresentam T4 Total baixo devem realizar outros exames como TSH e T4 livre por diálise.

Após o diagnóstico de hipotireoidismo, que é o próximo passo?

O tratamento do hipotireoidismo envolve suplemento hormonal. O objetivo é tratar o cão com a dose mais baixa possível que alivia os sinais clínicos e mantém a concentração de T4 total dentro do intervalo de referência para o uso do medicamento (cerca de 4-6 horas pós-comprimido).

Posso usar o T4 Total para monitorar a resposta à terapia de levotiroxina?

Sim, o teste é quantitativo e permite monitorar a resposta ao tratamento. O ideal é associar com TSH.

Mais informações: http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/programa-de-deteccao-precoce/

Nenhum comentário: