VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Endocrinologia



Hiperadrenocorticismo


Diagnóstico:

Hemograma: frequentemente neutrofilia, monocitose e linfopenia.

Glicose: moderadamente aumentada em cerca de 40 a 60% dos casos.

ALT: o aumento da sua concentração é geralmente fraco

Fosfatase Alcalina: na maioria dos casos este parâmetro encontra-se aumentado devido ao aumento da fração induzida por glicocorticoides.

Colesterol e Triglicerídeos: cerca de 90% dos animais tem aumento de um ou ambos

Relação cortisol/ creatinina urinária: Um resultado normal exclui hiperadrenocorticismo.

Teste de supressão pela dexametasona - baixa dose

A sensibilidade do teste varia entre 90 a 95% em cães com hiperadrenocorticismo pituitário dependente (PDH) e pode chegar a 100% em cães com tumor de ardenal (ADH).

Limitações: O hiperadrenocorticismo iatrogênico não pode ser diagnosticado nesse teste.

Procedimento: Coletar amostra pela manhã. Administrar 0,01 mg/Kg de dexametasona intravenosa. Coletar amostras 4 e 8 horas após administração. Enviar as amostras refrigeradas ao VetLab em até 3 dias.

- Um erro comum cometido por muitos veterinários é no cálculo da dose de dexametasona. Quando se utiliza o FOSTATO DISSODICO DE DEXAMETASONA, deve-se lembrar de que a etiqueta afirma uma concentração de 4 mg / ml, mas apenas 3,3 mg / ml são de dexametasona ativa.

- Quando o animal for muito pequeno a dexametasona pode ser diluída em solução salina estéril (soro fisiológico) na proporção de 1,0 ml de fosfato de dexametasona para 5,0 ml de salina. Formando uma concentração de 0,5 mg de dexametasona por mL. Esta solução pode ser conservada em geladeira por até 1 mês.

- Embora as dosagens de cortisol basal e 8 horas pós-dexametasona sejam as mais importantes para o diagnóstico do hiperadrenocorticismo, uma amostra coletada em 4 horas durante o período de teste pode também ser muito útil.   Aproximadamente 30% dos cães com hiperadrenocorticismo pituitário dependente apresentam supressão do cortisol 4 horas (<1 8="8" a="a" administra="administra" ap="ap" aumento="aumento" concentra="concentra" cortisol="cortisol" da="da" de="de" dexametasona.="dexametasona." e="e" horas="horas" o="o" s="s" um="um">

Esta curva é de diagnóstico de hiperadrenocorticismo pituitário dependente, e os testes adicionais para determinar a causa do hiperadrenocorticismo não são necessários.

Interferentes: Estresse, anestésicos, fenitoína, barbitúricos e outros indutores de enzimas microssomais hepáticas que acelerem o metabolismo da dexametasona.


Diferenciação PDH / ADH

Teste de supressão pela dexametasona - alta dose

Procedimento: Coletar amostra pela manhã. Administrar 0,1 mg/Kg dexametasona intravenosa. Coletar amostras 4 e 8 horas após administração. Enviar as amostras refrigeradas ao VetLab em até 3 dias.

Interpretação: Se o valor de cortisol declinar em mais que 50% indica-se pituitário dependente e em menos que 50% suspeita-se de tumor de adrenal.

Acompanhamento:

Teste de estimulação com ACTH – Cortisol pré e pós ACTH

Procedimento Cães: Coletar amostra pela manhã. Administrar 0,25 mg/cão de Synacthen intramuscular, independente do peso corporal. Coletar amostra após  1hora. / Ou Coletar amostra pela manhã. Administrar 2,2 UI / Kg de Cortigel 40 por cão intramuscular. Coletar amostra após 2 horas.

Controle Trilostano:

1. Animal em tratamento deve ter cortisol pós ACTH entre 5,0 a 11,0;

2. O trilostano não deve ser usado em animais com doença hepática primária ou doença renal crônica;

3. Os exames clínicos, hemograma, bioquímica e cortisol pós ACTH devem ser realizados em 10 dias, 4 semanas, 12 semanas e posteriormente a cada 3 meses;

4. O teste de ACTH deve ser realizado 4 a 6 horas após a administração do trilostano;

- Hipertensão e proteinuria são complicações comuns: O VetLab realiza exame de PU/CU com o método considerado padrão ouro: Azul brilhante de Coomassie/Enzimático Trinder

- Metade dos cães com Cushing apresentam infecção urinária e devido ao cortisol circulante não apresentam sinais nem clínicos e nem no EAS. Uma urocultura deve ser realizada a cada 6 meses. O VetLab realiza cultura e antibiograma de urina com resultados em 2 dias úteis.



Hipotireoidismo

Diagnóstico

Anemia Normocítica Normocrômica Arregenerativa 30% dos casos

Aumento de Colesterol e Trigicerídeos 60 a 80% dos casos

Aumento de Frutosamina (sem diabetes) 60% dos casos

Leve aumento de ALT e CK 35% dos casos

T4 Total e TSH

O único fator que interfere na mensuração de T4 total por quimioluminescência ou radioimunoensaio são Anticorpos Anti-T4. Anticorpos Anti-Tireóide interferem em menos de 1% dos casos.

Vacinações podem aumentar os títulos de Anticorpos Anti-Tireóide por até 2 semanas.

Doenças que Diminuem os Níveis de T4 Séricos: Hipotireoidismo, Deficiência de calorias e/ou proteína, Diabetes mellitus, Hiperadrenocorticismo, Hepatopatias, Hipoadrenocorticismo, Insuficiência renal, Afecções neuro, musculares e Pioderma.

Medicamentos que Diminuem os Níveis de T4 Séricos: Fenitoína, Salicilato, Flunixin Meglumine, Glicocorticóides, Mitotano, Anabolizantes, Halotano, Tiopental, Metoxiflurano, Furosemida, Ácidos Graxos, Fenobarbital e Fenilbutazona.

O T4 Total normal mostra um animal sem hipotireoidismo na maioria dos casos. As exceções são poucos casos de Tireoidite linfocítica com autoanticorpos contra T4.

T4 Total < 5,0; Hipercolesterolemia e sintomas clínicos são diagnóstico de hipotireoidismo se o tratamento funcionar.

O teste de TSH tem > 90% de especificidade no diagnóstico de hipotireoidismo quando utilizado com T4 total ou T4 livre (por diálise ou bifásico). Quimioluminescência é o teste mais preciso para dosagem de TSH (Marca et al, 2001)

No caso de discrepância entre os resultados dos exames baseie sua decisão no T4 livre por diálise.

Hipertireoidismo

Deve-se investigar a ocorrência de hipertireoidismo em todos os felinos de meia idade ou idosos que apresentem histórico de perda de peso, principalmente quando evidenciar polifagia.

Diagnóstico

HEMOGRAMA – Leucocitose, Policitemia

BIOQUÍMICA – Aumento de ALT, Gama GT , AST, uréia , creatinina e fósforo.

DOSAGEM DE T3 E T4

Quando o seu valor está aumentado, o resultado é extremamente específico para o diagnóstico de hipertireoidismo . No entanto, um resultado dentro da normalidade não permitirá que se descarte o hipertireoidismo, uma vez que podem ocorrer flutuações circadianas dos valores séricos de T3 e T4 ou diminuição nas concentrações de T4 total no soro decorrentes de enfermidades concomitantes não tireoidianas, tais como nefropatia, diabete melito, neoplasia, hepatopatia e outras afecções crônicas

DOSAGEM DE T4 LIVRE POR DIÁLISE

A determinação de T4 livre por diálise é um teste diagnóstico bastante útil em gatos com grande suspeita de hipertireoidismo e concentração de T4 total dentro dos valores de referência.

http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/

Nenhum comentário: