VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PREVALÊNCIA DE CRYPTOSPORIDIUM SPP

PREVALÊNCIA DE CRYPTOSPORIDIUM SPP. EM ANIMAIS DOMÉSTICOS DE COMPANHIA DA POPULAÇÃO IDOSA EM TERESÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL


RESUMO Objetivo: Este estudo visa a destacar a prevalência da criptosporidiose em animais de companhia doméstica. Método: Foram elegíveis para o estudo todos os idosos (acima de 60 anos de idade) de ambos os sexos que tenham cães e / ou gatos em casa, vivendo na cidade de Teresópolis e que foram a um posto de vacinação no município durante o período das campanhas nacionais de vacinação contra a gripe em 2007 e 2008. Resultados: Em 29,0% dos animais pesquisados detectou-se a presença de oocistos e em 28,7% foram observados 2 ou mais oocistos por campo. A prevalência de história de diarreia entre os 300 animais examinados foi de 27%, atingindo 29,5% em cães e 24,7% em gatos, não mostrando diferença estatisticamente significativa entre as espécies. Conclusão: Este fato indica lacunas a serem mais aprofundadas, uma vez que são poucos estudos que exploram a relação da criptosporidiose com os animais de companhia na população humana. Os resultados demonstram a importância de realização periódica de exames parasitológicos em cães com e sem diarreia para tratamento específico e adoção medidas de controle e profilaxia.

http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232011000100003&lng=pt&nrm=iso

Nosso ponto de vista:

O que é:

O Cryptosporidium é um protozoário de distribuição cosmopolita sendo encontrado em uma ampla variedade de espécies animais. A criptosporidiose humana foi descrita em mais 90 países dos cinco continentes, na forma de casos individuais ou surtos populacionais decorrentes da ingestão de alimentos ou água contaminada por oocistos. O parasita tem-se destacado entre os principais enteropatógenos causadores de diarréia, inclusive nos pacientes com Aids, nos transplantados, nos submetidos à quimioterapia ou nos com doenças infecciosas imunossupressivas.

Em cães e gatos:

Diversos autores têm relatado altas taxas de prevalência de criptosporidiose em animais jovens da maioria das espécies, assim como sintomatologia clínica mais severa. Em animais imunocomprometidos, a doença pode causar diarréia persistente, febre e dor abdominal.

Os oocistos são resistentes a vários desinfetantes, inclusive a hipoclorito de sódio, comumente utilizado na desinfecção da água nos reservatórios públicos, contaminados eventualmente por fezes de animais domésticos que circulam em locais próximos às fontes de água. Acredita-se que os cães e os gatos possam ser fontes de infecção do parasita para o homem, desempenhando importante papel epidemiológico.

Diagnóstico:

Os exames parasitológicos de rotina (Simples, SAF e Coprológico com citologia) não são capazes de identificar o parasita. È necessário exame específico:

Cryptosporidium + Giardia - ELISA

Material: Fezes frescas ou swab de reto.
Condições de coleta: Enviar no mesmo dia refrigerado ou em até 20 dias congelado.
Método: ELISA
Valores de referência: Negativo.
Comentários:
Foi demonstrado que o ProspecT® rapid ELISA é muito mais sensível e específico na detecção do Cryptosporidium quando comparado ao Ziehl-Neelsen modificado (Marks SL, et.al. J Am Vet Med Assoc 2004; 225(10):1549-1553)
Imunoensaio enzimático para detecção da proteína GSA 65 da Giardia spp. A presença deste antígeno na amostra fecal indica que o animal ingeriu cistos de Giardia, pode estar ativamente infectado e pode estar disseminando cistos pelas fezes. O GSA 65 é uma glicoproteína comum em todos os isolados de Giardia spp que pode ser reagente nesse método independente do animal estar liberando cistos e/ou trofozoítos, isso faz com que o ELISA seja mais sensível que a imunocromatografia que detecta a parede celular do parasita.
Prazo: 1 dia.
Código: 846


Cryptosporidium, Pesquisa de
Material: Fezes frescas.
Método: Faust e coloração por Ziehl-Neelsen modificado.
Valores de referência: Negativo.
Prazo: 1 dia.
Código: 452


Mais informações: http://pt.scribd.com/doc/62602192/5/Giardia-e-Cryptosporidium-como-infeccoes-emergentes-em-animais-de-companhia

http://www.vetlaboratorio.com.br/vetlab.php?mID=37&iID=65

Nenhum comentário: