VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cryptosporidium em cães

A frequência de infecções por Cryptosporidium em cães é pouco conhecida e acredita-se que a maioria dos cães infectados sejam portadores assintomáticos. Os quadros clínicos de gastrenterite em cães, apesar de pouco frequentes, geralmente estão associados a condições de stress e imunosupressão (ROBERTSON et al., 2000).
Cães infectados com Cryptosporidium spp. podem contaminar o meio, tornando o solo, a água (tanto potável como aquela utilizada na irrigação e também de recreação) e até moluscos comestíveis, fontes de infecção para o ser humano.
Os sinais clínicos da criptosporidiose em cães variam desde uma infecção assintomática até a ocorrência de diarréia crônica ou intermitente (GREENE et al., 1990; RIGGS, 1990). Síndrome da má absorção atribuída à infecção por Cryptosporidium spp. foi registrada por Greene et al. (1990). Associação com o vírus da cinomose foi observada por Aydn et al. (2004). Gonzales et al.(2003), observaram atrofia mediana das vilosidades do jejuno do animal, com achatamento e fusão das microvilosidades até seu total desaparecimento.Criptas intestinais edemaciadas e apresentandoalterações degenerativas também foram observadaspelos autores.

Gennari et al. (1999), na cidade de São Paulo, observaram 2,83% de animais infectados. Lindsay e Zajac (2004) informam que até 44,8% dos cães podem ser portadores da infecção por Cryptosporidium spp. Na cidade de Lages, Marques et al. (2005) encontraram 10% (10/100) dos cães avaliados eliminando oocistos de Cryptosporidium spp.

Nenhum comentário: