VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Giardia

Giardia é um protozoário que acomete mais comumente animais jovens e que convivem em grupos. Apesar da alta prevalência, nem todos os animais apresentam a forma clínica da doença. Mesmo assim, a giardíase tem importância epidemiológica por possuir um elevado potencial zoonótico.

A transmissão ocorre através do contato direto animal-animal, principalmente entre cães procedentes de canis e criações. No entanto, a infecção também pode ser adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos eliminados junto das fezes. Cistos e, ocasionalmente trofozoítos são encontrados nas fezes do hospedeiro entre o quinto e décimo dia de infecção. Os cistos são susceptíveis à dissecação no meio externo e temperaturas elevadas, mas podem sobreviver por vários meses fora do hospedeiro, em locais úmidos e frios.

As infecções por Giardia em vários animais são quase sempre assintomáticas, sendo estes animais os prováveis transmissores da doença.
Nos sintomáticos, os aspectos específicos da giardíase, quando ocorrem, incluem aqueles atribuídos à má digestão dos nutrientes, diarréia crônica, perda de peso ou pouco ganho apesar do apetite normal. Estes sintomas podem ser constantes ou intermitentes podendo parar com a administração de antidiarréicos não específicos, mas retornam com a retirada do medicamento. Diarréias hemorrágicas, febre e vômitos são improváveis de serem unicamente por conta de gairdíase.

Para informações sobre a vacina de giardia acesse:
http://www.doctorsclub.com.br/fd/trabalhos/technical_update___giardiase_canina.pdf

Nenhum comentário: