VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

domingo, 10 de maio de 2009

Interpretação da eletroforese de proteínas

Indicação: O exame é útil na caracterização das disproteinemias.
Interpretação:
Aumento da concentração de alfa globulina
Aumento de alfa globulina não é específico e é de importância diagnóstica limitada. A causa mais comum é inflamação aguda. Aumento de lipoproteínas e alfa 2 macroglobulinas ocorrem na síndrome nefrótica e podem aumentar a concentração de alfa globulinas.
Aumento da concentração de beta globulina
Aumento de beta globulinas podem ocorrer na síndrome nefrótica, inflamação aguda (proteína C reativa, complemento e ferritina), hepatites e respostas imunes.
Aumento de gama globulina
A fração de gama globulina inclui a maioria das imunoglobulinas. Aumento destas são chamados de gamopatias e são divididas em monoclonal e policlonal.
Gamopatias policlonais possuem base larga no gráfico e representam aumento na quantidade de imunoglobulinas produzidos por diferentes populações de linfócitos B, plasmócitos ou os dois. Isso é resultado de estimulações antigênicas crônicas associadas a vários agentes infecciosos, hepatite e doenças imuno mediadas, PIF, linfoma e leucemia linfocítica.
Gamopatias monoclonais possuem base fina no gráfico e representam aumento na quantidade de imunoglobulinas produzidos por um mesmo tipo de populações de linfócitos B ou plasmócitos. Ocorre em mieloma múltiplos, Ehrlichia, linfoma e leucemia linfocítica, Leishmaniose ou pode ser idiopático.
FIV – um terço dos gatos com FIV apresentam aumento de gama globulina.
Cinomose - uma das características é o aumento de alfa 2 e gama globulinas
Ehrlichiose - pode haver aumento de alfa 2, beta e gama.
Amostra: 1,0 ml de soro.
Condições de coleta: Estável por 8 dias entre 2 e 8 graus. Amostras lipêmicas produzem falso aumento das proteínas totais e amostras hemolisadas produzem aumentos das frações Alfa dois e Beta globulina.
Método: Eletroforese capilar.

Nenhum comentário: