A cistatina C é uma proteína não glicosilada que é livremente filtrada pelos glomérulos renais devido ao seu baixo peso molecular, sendo a seguir quase que totalmente reabsorvida e metabolizada nos túbulos proximais.
A quantidade de cistatina produzida pelo organismo é constante, estando a concentração periférica na dependência exclusiva do ritmo de filtração glomerular. Estas são as razões pelas quais a cistatina foi recentemente proposta como um marcador endógeno de função renal muito mais sensível que a creatinina, permitindo que se observe alterações da filtração glomerular de maneira mais precoce que o clearance de creatinina. Trata-se de um excelente teste de triagem e acompanhamento de animais com prejuízo da função renal, uma vez que a cistatina C encontra-se alterada tanto nas glomerulopatias, quanto nas tubulopatias.
Estudos em cães mostram que a dosagem de cistatina c não sofre alterações no caso de doenças não renais como neoplasias e infecções e que esta apresenta maior sensibilidade e especificidade em comparação com a creatinina sérica, na detecção de alterações discretas da função glomerular - WEHNER & HARTMANN Journal of the American Animal Hospital Association 44:131-138 (2008).
Cistatina C
Material: 0,5 ml de soro.
Condições de coleta: Jejum de 8 horas.
Método: Nefelometria
Indicação: Avaliar taxa de filtração glomerular, importante para acompanhar e diagnosticar doenças renais.
Prazo: 4 dias úteis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
A leitura da cistatina pode ser feita no bioplus? o kit utilizado é proprio para uso veterinario ou humano?
Samantha,
o kit é específico veterinário e não pode ser realizado no Bioplus, pois requer um aparelho que leia nefelometria.
Um abraço,
Rafael
obrigado rafael
Eu queria saber se minha amiga Luciana está trabalhando com vcs ainda, moro em Minas e perdi o contato com ela e acabei procurando vcs no google... Achei!
Se puder me responder fico agradecida... Estéfane
Postar um comentário