VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 26 de abril de 2010

novo exame

Relação Ácidos biliares / creatinina urina
Material: Amostra única de urina. 1mL
Condições de coleta: Coletar preferencialmente por cateterização ou cistocentese. Estável por 3 dias entre 2 e 8 graus,protegido da luz.
Comentários: O exame é útil em cães e gatos para triagem de insuficiência/ dano hepático e desvios portosistêmicos (adquiridos ou congênitos).
Pequenas quantidades de ácidos biliares são encontrados na urina de animais saudáveis, no entanto, se os ácidos biliares séricos estão aumentados, o excesso de ácidos biliares são excretados pelos rins, resultando em elevadas concentrações de ácidos biliares urinários. A vantagem da medição dos ácidos biliares na urina é que o animal não precisa estar em jejum e a coleta da amostra é simples.
Estudos realizados pelo Dr. Center da Universidade de Cornell revelam o seguinte:
Cães
A relação ácidos biliares/creatinina parece ser mais específico (especificidade de 100%) do que ácidos biliares séricos (pré e / ou pós-prandial, 67% especificidade) para detecção de doença hepática, embora sejam menos sensíveis (61% versus 78% de ácidos biliares séricos). Estes dados sugerem que um resultado derelação aumentado é compatível com insuficiência hepática, colestase ou desvio portosistêmico.
Gatos
A relação ácidos biliares/creatinina aparece igualmente específicas para ácidos biliares séricos (pré e / ou pós-prandial, 88% de especificidade) para detecção de doença do fígado e são igualmente sensíveis (em torno de 85%). Estes dados sugerem que um resultado elevado da relação ocorre com insuficiência hepática, colestase ou desvio portosistêmico, mas pode ser visto com transtornos não-hepáticos.
Valores de referência: Caninos e felinos <4,4
Prazo: 1 dia

Nenhum comentário: