VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cálcio

O Cálcio ionizado (iônico ou ionizável) reflete o metabolismo do cálcio melhor que o cálcio total, especialmente quando há suspeita de alteração dos níveis de proteínas e do pH, como, por exemplo, na hipoalbuminemia e na acidose, que tendem a diminuir o cálcio total.




Aproximadamente 50% do cálcio sérico são ligados a proteínas séricas, principalmente a albumina, 40% estão no estado livre, ionizado, que é a forma fisiologicamente ativa, e 10% estão ligados com ânions séricos (fosfato, bicarbonato, citrato e lactato).

Pode ocorrer queda do cálcio ionizado com valores totais de cálcio sérico normais (por exemplo, nos casos de alcalose, nos quais há aumento da fração do cálcio ligado a proteinas). O cálcio ionizado baixo, mesmo com nível de cálcio total normal, pode levar a aumento da irritabilidade neuromuscular, com câimbras, tetania e alterações da excitabilidade cardíaca. Cronicamente, pode levar à calcificação dos núcleos da base e catarata, como ocorre no hipoparatireoidismo e no pesudohipoparatireoidismo.

Na hipercalcemia pode ocorrer desde cansaço, anorexia, poliúria e polidipsia, até o coma.

Mais informações: http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/calcio-ionizado/

Nenhum comentário: