VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fosfatase Alcalina (FAL)

Na Figura a Fosfatase Alcalina Canina foi fracionada em S - Induzida Por Glicocorticóides, B- Óssea e L- Hepática.
Os cães apresentavam 1 - Hepatite, 2 - Hiperadrenocorticismo, 3 - Osteossarcoma, 4 - Filhote normal, 5 - Terapia com corticóide e 6 - Colestase

A fosfatase alcalina é uma metaloenzima não específica que hidroliza muitos tipos de ésteres de fosfato, a um pH alcalino na presença de zinco e de íons de magnésio. Existem diferentes isoenzimas . O principal uso da FAL é como um indicador sensível de colestase no cão (que vai aumentar antes de bilirrubina), no entanto, não é específica porque os glicocorticoides (exógenos ou endógenos) induzem aumentos desta enzima.

Gatos possuem menores quantidades de Fosfatase e por isso, qualquer elevação nessa espécie é significativa, a GGT tem maior sensibilidade e especifidade para doenças hepatobiliares exceto a lipidose hepática.

Isoenzimas da FAL

Existem isoenzimas que podem ser mesuradas em animais:

Induzida por glicocorticoides (apenas nos cães)

Óssea

Intestinal

• Fígado - hepatócitos, epitélio do trato biliar. Estas células são a fonte isoenzimas hepática (todas as espécies) e da Induzida por glicocorticoides no cão.

• Osso – a isoenzima óssea é produzida pelos osteoblastos seu aumento está relacionada com atividade osteoblástica (animais jovens, certas doenças ósseas).

• intestinais, renais, mamárias, tecidos placentários - não são geralmente fontes importantes de aumento da FAL, embora a isoforma placentária esteja presente no soro de fêmeas gestantes normais e éguas. Os níveis elevados de FAL em cães com tumores mamários foi atribuída à expressão mioepiteliais de FAL.

• Leucócitos - ALP é encontrado dentro de células mielóides, incluindo neutrófilos, eosinófilos e monócitos.

A meia-vida sérica da FAL varia com as espécies e isoenzimas:

• Isoenzima hepáica : Cão - 66 horas, gato - 6 horas

• Induzida por glicocorticoides: Cão - 70 horas

Em animais saudáveis, a isonenzima hepática é predominante no sangue. A proporção da isoenzima óssea é maior em animais jovens.

Dosagem das frações da FAL geralmente é aplicada a amostras de cães para distinguir o aumentado.

Causas de aumento da FAL Induzida por glicocorticoides

1. Efeitos de drogas

Glicocorticóides o: Aumentos acentuados são possíveis (50-100 vezes). FAL total pode permanecer elevada durante 3-6 semanas, dependendo da droga administrada. Curiosamente, são necessários aproximadamente 10 dias para FAL ser induzida por corticosteróides, portanto os aumentos iniciais de FAL total com a administração de corticosteróides é devido ao aumento d fração hepática, e não da induzida.

Anticonvulsivantes: fenobarbital, primidona, fenitoína - ocorre leve a significativo aumento da atividade total, devido principalmente a isonenzima hepática.

2. Efeitos da doença

A doença hepatobiliar: aumento da FAL é usado como um indicador de colestase (intra-ou extra-hepática) em animais. Em gatos, a FAL é um marcador específico, mas pouco sensível de doença hepatobiliar. Aumentos de FAL ocorrem em doenças hepatobiliares, mas o aumento é menos fiável e de menor magnitude comparado com a situação em cães. Portanto, qualquer aumento de FAL no gato são considerados clinicamente relevantes.

a) obstrução do ducto biliar: Isso resulta em aumentos muito dramáticos da FAL. Aumentos de FAL podem ocorrer antes do desenvolvimento de icterícia, especialmente no cão. Pancreatite (aguda ou crônica) pode resultar em níveis aumentados devido ao inchaço e/ou fibrose ao redor do ducto biliar (especialmente em gatos).

b) colestase intra-hepática: As lesões que são principalmente centrolobular geralmente causam apenas aumentos ligeiros na FAL enquanto que as lesões que afetam a periferia (áreas periportais) do lóbulo geralmente resultam em elevações mais dramáticas como resultado do fluxo biliar prejudicado. Causas de colestase intra-hepática incluem neoplasia (primária ou metastática), esteatose hepática (aumentos acentuados são possíveis com lipidose hepática idiopática em gatos - lipidose é a causa dos aumentos mais dramáticos da FAL na espécie, muitas vezes sem elevações simultâneas em GGT, o que é uma característica útil de diagnóstico), lesão hepatocelular aguda (colestase intra-hepática ocorre devido ao inchaço hepatocelular; níveis elevados de ALT são esperados concorrentemente) e fibrose periportal e inflamação (aumentos acentuados são possíveis).

c) colestase funcional: Esta é definida como o fluxo biliar devido a diminuição da regulação negativa ou inibição dos transportadores responsáveis pela excreção de sais biliares ou bilirrubina conjugada na bílis. Ela ocorre sem nenhuma obstrução física ou prejuízo para o fluxo biliar. É frequentemente mediada por citocinas inflamatórias e tem sido relatada em cães com infecções por E. coli.

d) Neoplasia: Neoplasia metastática frequentemente aumenta FAL devido a colestase localizada. Em muitos casos de neoplasia hepática, FAL pode ser a única enzima que aparece aumentada em um painel.

e) Hiperadrenocorticismo - Níveis elevados são frequentemente observados devido à indução pelo cortisol em cães. Até 83-100% dos cães com doença de Cushing têm altos níveis de FAL induzida por glicocorticóides, mas o estresse endógeno crônico (devido a qualquer doença subjacente) pode aumentar esta isonenzima. Portanto, este exame é sensível, mas não específico para hiperadrenocorticismo em cães.

f) aumento da atividade osteoblástica - atividade osteoblástica em resposta aos hormônios (PTH, tiroxina) ou neoplasias (osteossarcoma) podem aumentar FAL sérica total devido à isonenzima óssea. Exemplos: hiperparatireoidismo primário e secundário (2-3x de aumento), osteossarcoma, Fratura em cães, Hipertireoidismo em gatos.
Fosfatase Alcalina Total e Frações – canino
(isoenzimas óssea, induzida por glicocorticóides e hepática – apenas caninos)
Material: Soro 1,0 ml
Condições de coleta: Jejum de 4 horas.
Método:  eletroforese
Prazo: 3 dias.
Código: 649

Mais informações: http://www.vetlaboratorio.com.br/vetlab.php?mID=37&iID=65

Nenhum comentário: