VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 30 de outubro de 2012

T4 Livre por diálise

Uma concentração sérica de T4 total baixa encontra-se presente quase sempre em um hipotireoidismo. Se T4 total permanecer normal, um hipotireoidismo será bastante improvável.


A diálise de equilíbrio é o melhor procedimento para medir T4 livre. Apesar da ampla variedade de condições médicas, incluindo a presença de drogas e a presença de anticorpos anti-T4, o teste da diálise direta mostrou uma acurácia diagnóstica de 95%, com especificidade de 93%, representando os mais altos valores associados com qualquer teste de função da tireóide isolado.

A concentração sérica de T4 livre mede o T4 metabolicamente ativo e não deve ser influenciado pelos efeitos da conjugação sérica.

A concentração sérica de T4 pode também estar alterada por doenças não relacionadas à tireóide em cães e gatos. Condições conhecidas porproduzir a diminuição na quantidade de hormônios da tireóide em circulação incluemdiabetes melito, o hipoadrenocorticismo, o hiperadrenocorticismo, a insuficiência renal, doença hepática e neoplasias sistêmicas. Entre as drogas que podem causar diminuição da concentração sérica de hormônios da tireóide incluem-se os glicocorticóides, particularmente administrados por um longo período; drogas aintitireoidianas, tais como o profiltiouracil e os corantes radiológicos; antipiléticos, tais como difenilhidantoína e o fenobarbital; e outras poucas drogas como a fenilbutazona e a furosemida também tem sido relacionadas


Mais informações: http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/t4-livre-por-dialise/

Nenhum comentário: