VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 13 de novembro de 2012

TSH

A tirotropina (TSH) é o hormônio mais importante na regulação da atividade tiroideia. A sua secreção é regulada por um mecanismo de retroalimentação negativa exercida pelas hormonas da tiróide ao nível do hipotálamo (inibem a secreção da TRH) e ao nível da hipófise (inibindo a secreção de TSH).


A medição da concentração sérica de cTSH torna-se importante porque a especificidade da cTSH para o diagnóstico de hipotiroidismo aproxima-se dos 100% quando a este teste juntamos a determinação da concentração tT4 ou da concentração fT4.

O hipotireoidismo gera uma série de sinais que podem ser confundidos com outras doenças. Ocorrem sinais dermatológicos, comportamentais, nervoso e muscular, cardiovascular, reprodutivo e oftalmológico. Para fechar o diagnóstico verifica-se a concentração de hormônio da tireóide (T4Total e T4 livre por diálise), quase sempre T4 estará diminuído e a concentração sérica de TSH estará aumentada na maioria dos casos de hipotireoidismo primário.

O hipotireoidismo secundário, decorrente de uma deficiência de TSH, ocorre em menos de 5% dos casos.

Para controlar a dose do medicamento dosar T4 Total e TSH após 4 semanas do início do uso, 4 ou 6 horas após a medicação, os níveis de T4 total em caninos devem estar entre 25 a 45 ng/ml e TSH< 0,6.

Quimioluminescência é o teste mais preciso para dosagem de TSH (Marca et al, 2001)

http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/tsh-caninos-e-felinos/

Nenhum comentário: