VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NOVO EXAME VETLAB: ProBNP canino

A identificação de animais com doença cardíaca assintomática por testes bioquímicos permite diagnosticar cardiopatas com maior acurácia e em menor tempo. Desse modo, é possível estabelecer um prognóstico e realizar a terapia precocemente. A utilização dos marcadores cardíacos auxilia o clínico veterinário no diagnóstico de diversas cardiopatias.


Os peptídeos natriuréticos são importantes marcadores de hipertrofia ventricular e insuficiência cardíaca congestiva (ICC) (MAACK, 2006) e possuem valor, tanto no diagnóstico, como no prognóstico das cardiopatias (RICHARDS, 2007).

O peptídeo natriurético atrial (ANP) e o peptídeo natriurético cerebral (BNP) são sintetizados a partir de precursores, proANP e proBNP, que são armazenados em grânulos do tecido atrial e em miócitos ventriculares, respectivamente. Os hormônios ANP e BNP ativos são clivados da porção carboxi-terminal das moléculas precursoras e secretados para a circulação com seus respectivos fragmentos amino-terminais (NT-proANP e NT-proBNP) (SISSON, 2004).

O BNP apresenta considerável espécie-especificidade (MAACK, 2006). Recentemente, foram validados testes de ELISA para determinação de NT-proBNP em cães (BOSWOOD et al., 2008; SCHELLENBERG et al., 2008; TARNOW et al., 2009). Preconiza-se a dosagem das porções amino-terminais, uma vez que possuem meia-vida mais prolongada em relação ao BNP, facilitando o diagnóstico de cardiopatias (OYAMA,2007).

A utilidade do NT-proBNP em cães esta na capacidade de diferenciar cães com doença cardíaca dos hígidos, além de determinar quais animais possuem aumento cardíaco significativo. Além disso, auxiliam no diagnóstico diferencial de causas cardíacas e não cardíacas de distúrbios respiratórios em cães.

ProBNP canino - N-Terminal Pro Brain Natriuretic Peptide (NT-ProBNP)

Material: 0,5 ml de Plasma. Estabilidade: R - 4 dias e C - 2 meses

Condições de coleta: Jejum de 8 horas.

Método: ELISA

Prazo: 7 dias úteis.

Código: 843

Nenhum comentário: