PREVALÊNCIA DE GIARDÍASE EM CRIANÇAS E SEUS CÃES DA PERIFERIA
URBANA DE LAGES, SANTA CATARINA
RESUMO
Este trabalho objetivou determinar a prevalência de Giardia lamblia em crianças e cães pertencentes ao mesmo domicílio, de um bairro sem sistema de saneamento básico e com alto índice de crianças e animais domésticos. Foram coletadas amostras de fezes de 100 crianças e de 100 cães, pertencentes ao mesmo domicílio. O diagnóstico foi determinado pelas técnicas de Faust e de Sheather. A prevalência de Giardia lamblia em crianças foi de 27% (27/100), com positividade de 88,88% e de 51,85% pelas técnicas de Faust e de Sheather, respectivamente. Para os cães, a prevalência de giardíase foi de 20% (20/100), com 66,67% para a técnica de Faust e de 33,33% para a de Sheather. A técnica de Faust foi mais eficiente na detecção de cistos de Giardia lamblia. A relação entre a presença de crianças com giardíase e seus respectivos cães foi observada em 14 amostras. Considerando a probabilidade da associação da infecção por Giardia lamblia, a proporção de crianças e seus cães infectados foi de 12%. O valor da Razão de Chances foi, aproximadamente, 12 indicando que a chance de uma criança estar infectada e seu cão também é 12 vezes maior do que aquelas em que seus cães não estão infectados. O índice de infecção por Giardia lamblia aponta para a necessidade de educação sanitária, medidas terapêuticas e profiláticas.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fzva/article/viewFile/3981/3922
Nosso ponto de vista:
O VetLab sempre utilizou a técnica de Faust (centrífugo flutuação) na rotina dos Parasitológicos, simples, com conservante e Coprológico com citologia pois esta técnica é recomendada pelo Companion Animal Parasite Council (CAPC- http://www.capcvet.org/capc-recommendations/giardia/ )
Oferecemos a nossos clientes o conservante SAF, que ao contrário do MIF, preserva os trofozoítos da Giardia permitindo o diagnóstico na fase aguda.
Também disponibilizamos o exame de ELISA para detecção da proteína GSA 65 da Giardia spp. O GSA 65 é uma glicoproteína comum em todos os isolados de Giardia spp que pode ser reagente nesse método independente do animal estar liberando cistos e/ou trofozoítos, o que aumenta muito a sensibilidade do teste.
Diferente da microscopia, técnica utilizada para detecção de cistos nas fezes, o método de ELISA detecta o antígeno do parasita, evitando resultados falso-negativos. Dessa forma, é possível detectar a doença mesmo nas janelas negativas do cisto, quando o organismo não está mais expelindo o mesmo.
- PRECISÃO – detecta o antígeno mesmo na ausência do cisto
- PRATICIDADE –diagnóstico pode ser feito em amostra única de fezes ou até em swab retal
- COMODIDADE – resultado no mesmo dia em seu e-mail e no site!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário