VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mastocitoma canino: sistemas de classificação histopatológica

O mastocitoma é umas das neoplasias cutâneas mais comuns do cão, correspondendo em alguns estudos a cerca de 20% de todas as neoplasias cutâneas no cão. O comportamento biológico é variável, podendo ocorrer como pequenas lesões localizadas que são curadas pela excisão completa até neoplasias malignas fatais de comportamento agressivo com metástases generalizadas. O diagnóstico de mastocitoma pode ser obtido através da citologia mas a histopatologia é o método de escolha para a graduação dos tumores.


Existem alguns sistemas de graduação em uso. O sistema mais amplamente empregado é o Patnaik, onde as lesões de baixo grau são grau I e as mais malignas são graduadas como III. Este sistema tem mostrado problemas na classificação , não separando claramente as lesões de acordo com seu potencial maligno .

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos na tentativa de definição dos melhores critérios diagnósticos e prognósticos para os mastocitomas caninos, e o índice mitótico tem sido um marcador prognóstico confiável .Vários índices mitóticos foram propostos como cut-off, a maioria girando em torno de um índice entre 5-7 mitoses por 10 campos de grande aumento(CGA).

Recentemente foi publicado um estudo multiinstitucional envolvendo 28 patologistas veterinários sobre graduação e evolução clínica dos mastocitomas caninos. Neste estudo observou-se uma concordância de classificação de 75% entre os patologistas para os mastocitomas grau III. Esta concordância foi menor que 64% para os de grau I e II, com significativa variação entre observador. Notou-se também uma tendência dos patologistas a classificar com maior frequência o grau II, grau intermediário de pouco valor prognostico para o clínico. A partir destes dados , foi proposto um outro sistema de graduação de apenas duas categorias, baixo e alto grau, para separar claramente as lesões de menor das de maior potencial maligno.

Além dos critérios qualitativos do sistema de Patnaik, pela primeira vez foram estabelecidos critérios quantitativos para um tumor ser classificado como de alto grau:

-7 ou mais mitose/10 CGA;

-3 ou mais células multinucleadas/10 CGA

-3 ou mais núcleos bizarros/10 CGA

-Cariomegalia ( 10% dos núcleos em pelo menos 2 campos)

A lesão deve ser avaliada nos campos de maior atipia e índice mitótico.

Com este novo sistema, as lesões malignas foram separadas claramente das de baixo potencial maligno. Neste estudo os tumores de alto grau estão associados a metástases precoces e desenvolvimento de novos tumores com sobrevida média de 4 meses ou menos enquanto que nos de baixo grau a sobrevida é de 2 anos ou mais.

O VetLab , em concordância com o “ I Consenso clínico, cirúrgico e patológico sobre mastocitomas caninos“, realizado pela UNESP, campus de Jaboticabal em 2012, passou a adotar os dois sistemas de graduação para os mastocitomas caninos, o de Patnaik com graus de 1 a 3 e o novo sistema designado como de Kiupel por ser o nome do autor principal. O tempo irá dizer se este novo sistema será aceito e se será útil como uma ferramenta diagnóstica e prognóstica.

Além disso estamos oferecendo o estudo imunoistoquímico com a finalidade de identificar imunoexpressão de fatores prognósticos em mastocitoma canino.

Para avaliação mais acurada do prognóstico, também realizamos pesquisa de mutação do gene C-kit através do exame de PCR.


Nenhum comentário: