VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Potássio


Este eletrólito desempenha um importante papel na função neuromuscular do coração, músculos esqueléticos e trato gastrintestinal. É o cátion mais abundante no interior das células, e a maior parte está localizada no líquido intracelular das células da musculatura esquelética

A hipocalemia pode estar associada à alcalose metabólica, administração de fármacos como insulina e beta adrenérgicos, níveis baixos de potássio na dieta, afecções gastrintestinais e administração excessiva de glicocorticóides e diuréticos.

O uso de fluidoterapia intravenosa pobre em potássio pode aumentar a perda renal, diluindo ainda mais o potássio plasmático em um animal anorético, resultando em hipocalemia .



A hipercalemia pode desenvolver-se em conseqüência da incapacidade renal para filtrar potássio em quantidades suficientes ou por desvio do potássio para fora das células em direção ao líquido extracelular. Pode resultar da alcalose metabólica, deficiência de insulina, baixas concentrações plasmáticas de aldosterona e necrose celular maciça causada pelos agentes antineoplásicos .

  Reposição de Potássio

-Indicação: abaixo de 3,5mml/L

-Apresentação: ampola de 10ml (10%)
1g = 14mEq


-Velocidade de Infusão:

-Pequenos Animais: 0,5 mEq/kg/h

-Grandes Animais: 0,3 mEq/kg/h



Nenhum comentário: