VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Anemia hemolítica imunomediada

A anemia hemolítica imunomediada (AHIM) é uma anemia frequente na clínica de animais de companhia. A doença é causada pela destruição imunomediada dos eritrócitos. A anemia hemolítica imunomediada pode ocorrer como um evento idiopático ou ser secundária a uma variedade de desordens infecciosas, neoplásicas entre outras. AHIM é mais comum em cães do que em gatos. Pode ocorrer em qualquer raça de cães, mas o Cocker Spaniel, Poodle, Sheepdog são os mais acometidos.


Os sinais clínicos frequentemente incluem fraqueza, intolerância ao exercício, apatia, anorexia, taquipnéia, dispnéia, vômito, diarréia e ocasionalmente poliúria e polidipsia. O exame físico revela mucosa pálida, taquipnéia, esplenomegalia, hepatomegalia, febre e linfoadenomegalia. Icterícia, hemoglobinúria e bilirrubinúria são comuns e facilmente observadas.

Distinguir entre AHIM primária e secundária é crucial para um tratamento efetivo. A doença primária requer terapia imunossupressora agressiva. A AHIM secundária raramente responde bem sem que a causa primária seja eliminada e em alguns casos, pode piorar com terapia imunossupressora.

Não há achados patognomônicos para a AHIM, mas sabe-se que anemia, reticulocitose, esferócitos, teste de Coombs positivo, além da eliminação de outras causas de base e uma resposta apropriada a terapia imunossupressora confirmam o diagnóstico de AHIM primária.

TESTE DE COOMBS CANINO
http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/coombs-direto/

Nenhum comentário: