VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Febre Maculosa

O QUE É A FEBRE MACULOSA?

A Febre Maculosa ou febre do carrapato é uma doença aguda febril transmitida pela picada de carrapatos. Ela é causada por uma bactéria, a Rickettisia rickettsii, e pode inclusive causar a morte.

COMO É TRANSMITIDA?

Ela é transmitida pela picada de um carrapato infectado. No Brasil, o vetor é o Amblyomma cajennense, também conh...ecido como carrapato-estrela ou carrapato-de-cavalo. As larvas e ninfas do carrapato (formas imaturas de vida conhecidas como micuins) também podem atacar o homem e transmitir a doença.

Este carrapato pode picar uma grande variedade de espécies animais, como cavalos, cães, galinhas, animais silvestres e roedores. O homem é um hospedeiro acidental. Para transmitir a bactéria ao homem pela picada, o Amblyomma cajennense deve ficar preso à pele por pelo menos 4 horas. Também pode haver transmissão através da pele ferida, após o esmagamento do carrapato. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Os sintomas febris podem aparecer de 2 a 14 dias após a picada infectante.

Os sinais iniciais são muito inespecíficos: febre, cefaléia (dor de cabeça), calafrios. Até o terceiro ou quarto dia pode aparecer um exantema maculopapular (manchas semelhantes às do sarampo), primeiro nas extremidades e depois se difundindo pelo resto do corpo. Com a progressão da doença, podem ocorrer hemorragias e, caso paciente não seja logo diagnosticado e tratado, podem surgir também necroses.

COMO POSSO SABER SE CONTRAÍ A DOENÇA?

Nem toda picada de carrapato transmite esta doença, que ocorre mais freqüentemente em regiões rurais, onde há cavalos e animais silvestres. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais (sangue e cultura). Se você foi picado por um carrapato e apresenta algum dos sintomas descritos acima, procure um posto de saúde o mais rapidamente possível, pois a Febre Maculosa tem tratamento, e a cura é rápida quando a doença é diagnosticada a tempo.

FUI PICADO POR UM CARRAPATO: E AGORA?

Sempre que você fizer caminhadas em parques, trilhas ecológicas, andar a cavalo ou outros lugares em que existam carrapatos, procure usar roupas claras e a meia por cima da calça. Faça um inspeção em seu corpo a intervalos regulares e, se encontrar carrapatos, remova-os com uma pinça, fazendo uma leve torção. Lembre-se de que o carrapato contaminado precisa ficar grudado à pele por pelo menos quatro horas para transmitir a doença, por isso é importante retirá-los o mais rápido possível e de maneira adequada, para não se infectar com a maceração do carrapato: as bactériastêm capacidade de penetrar no organismo através de machucados na pele.

Se estiver com dúvidas, procure um médico ou vá a um posto de saúde.

MEU CACHORRO ESTÁ CHEIO DE CARRAPATOS: O QUE DEVO FAZER?

Leve-o a um médico veterinário, pois somente ele poderá prescrever um medicamento eficaz para tratamento de seu cão. Os cães normalmente são resistentes à Febre Maculosa, mas há outras doenças transmitidas por carrapatos que são perigosas à saúde canina.

COMO EVITAR A DOENÇA:

Conhecer quais são as áreas consideradas endêmicas para a Febre Maculosa (locais onde já ocorreram casos);

Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre;

Quando for necessário caminhar nestas áreas, vistoriar o corpo em busca de carrapatos a cada 3 horas;

Use sempre calças compridas com parte inferior por dentro das botas e fitas adesivas de dupla face lacrando a parte superior da bota. Use roupas claras, para facilitar a visualização e retirada dos carrapatos;

Remover os carrapatos do corpo com pinça, fazendo uma leve torção para liberar seu aparelho bucal da pele.

Controle químico nos animais domésticos através de banhos carrapaticidas prescritos por um médico veterinário.

Fonte:
http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/febre_maculosa.shtm

Mais informações: http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/rickettsia-ricfebre-maculosa/

Nenhum comentário: