VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PANCREATITE CANINA



Pancreatite deve ser considerada em todo cão com vômitos, dor abdominal e / ou anorexia.


Os resultados do hemograma em cães com pancreatite aguda são inespecíficos, como trombocitopenia, neutrofilia com desvio à esquerda e anemia outodos os parâmetrosnormais.

A bioquímica também einespecífica e pode incluir elevação da atividade das enzimas hepáticas, azotemia, hiperbilirrubinemia, hipoalbuminemia , hiperglicemia e / ou hipocalcemia.

Amilase e lipase foram usados para diagnosticar a pancreatite canina por décadas. Estes testes são de fácil acesso, rápido e barato. Estas enzimas detectam pancreatite em aproximadamente 50% de todos os cães com esta doença. Além disso, cerca de 50% dos pacientes com amilase sérica elevada e / ou lipase não tem pancreatite, pois ambas as enzimas são afetadas por outros condições.

A Tripsina Imunorrativa canina (TLI) é específico para a função pancreática exócrina e é o teste de escolha para a insuficiência pancreática exócrina em cães. No entanto, a sensibilidade do TLI para a detecção da pancreatite é limitada a 30% a 60%.

Diagnóstico por Imagem
Os achados radiográficos em cães com pancreatite são subjetivos e dependem fortemente da qualidade da radiografia e da experiência do leitor. A ultra-sonografia abdominal é altamente específica para pancreatite quando realizada por um técnico experiente e quando são aplicados critérios rigorosos. A sensibilidade da ultra-sonografia abdominal tem se mostrado altamente dependente do operador e tem sido relatada a ser de até 68% em cães.

Sinais clássicos
Idade: Animais de meia idade para idosos

Sexo: Machos ou Fêmeas

Predisposição racial: Poodles, Yorks e Schnauzers


Fatores de risco
Drogas: Brometo de potássio, azatioprina, furosemida, aspirina, tetraciclina, zinco,...

Dislipidemias

Hipotireoidismo

Hiperadrenocorticismo

Hipercalcemia

Obesidade


Sinais clínicos
Anorexia, vômitos, dor abdominal, desidratação, perda de peso e diarréia


Hemograma
Trombocitopenia, Anemia Arregenerativa e Leucocitose com desvio a esquerda.

Bioquímica
Aumento de amilase e lípase, hipergicemia, hipocalcemia, azotemia e aumento de enzimas hepáticas.

LIPASE PANCREÁTICA ESPECÍFICA CANINA (CPL) 82% de sensibilidade > 95% de especificidade

A dosagem de LIPASE PANCREÁTICA ESPECÍFICA CANINA (CPL).
Em contraste com a atividade da lipase sérica, a concentração CPL não é afetada pela insuficiência renal ou administração de prednisona, podendo ser utilizada para diagnosticar a pancreatite aguda em pacientes com insuficiência renal crônica ou, e os pacientes tratados com prednisona.

http://www.vetlaboratorio.com.br/clinicas-e-veterinarios/manual-de-exames/


Nenhum comentário: