VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Suplementação com vitamina D3






Calcitriol, mais conhecido como Vitamina D3 (1,25 dihidroxi) são nomes para a vitamina D3 ativa. Ele é usado para o controle do hiperparatireoidismo secundário renal e gerir hipocalcemia (níveis baixos de cálcio no sangue).
A bioquímica da vitamina D é diferente da das outras vitaminas, na verdade é um hormônio, cuja atividade está relacionada com o paratormônio (PTH).
Calcitriol pode ser administrado terapeuticamente para cães ou gatos com insuficiência renal para melhorar a sua condição.
Calcitriol aumenta a absorção de cálcio e de fosfato a partir do intestino, mobiliza o cálcio e fosfato a partir dos ossos e inibe a excreção renal desses minerais. Todos estes efeitos causam elevação de cálcio e fosfato no sangue.
Na insuficiência renal, a produção de calcitriol é reduzida. O cálcio no sangue diminui e o fósforo aumenta. PTH é secretado em maiores quantidades (isto é, hiperparatireoidismo secundário renal) mobilizando cálcio dos ossos. O cálcio combinado com o fosfato formam fosfato de cálcio, que é depositado nos tecidos moles. Em casos avançados os ossos podem tornar-se flexíveis (por exemplo, mandíbula de borracha). Altos níveis de PTH são tóxicos. A libertação de PTH pode ser suprimida pelo calcitriol. As doses devem ser suficientes para suprimir o PTH, sem aumentar substancialmente a retenção de fósforo.
Calcitriol tem efeitos positivos sobre o bem-estar, apetite, atividade, força e tempo de vida dos pacientes renais atribuível principalmente por manter os níveis de PTH abaixo de um limiar tóxico.
É aconselhável sempre dosar calcitriol, PTH, cálcio ionizável e fósforo no sangue antes e durante o uso de vitamina D3.

Usos de Calcitriol para cães e gatos:
Controle do hiperparatiroidismo secundário renal.
Gestão de hipocalcemia
Também tem sido usado para tratar seborréia idiopática
Também pode ser utilizado para certos tipos de câncer, como Mastocitomas.

Precauções e Efeitos Colaterais
Embora geralmente seguro e eficaz, calcitriol pode causar efeitos colaterais em alguns animais.
Calcitriol não deve ser utilizado em animais com cálcio elevado no sangue (hipercalcemia), fósforo arterial elevada (hiperfosfatemia) e síndromes de má absorção.
Como o calcitriol é útil na prevenção da progressão da doença renal, os pacientes devem ser tratados nos primeiros estágios da doença (SDMA > 14,0). É melhor empregar o calcitriol antes dos níveis de fósforo atingirem 6,0 mg / dL.
Se necessário, o níveis de fósforo podem ser reduzidos com quelantes e dieta antes da terapia com calcitriol.

Informações de dosagem de Calcitriol para cães e gatos
Em cães, a dose inicial usual de calcitriol é de 2 a 3 ng / kg uma vez por dia para o tratamento de hiperparatiroidismo secundário renal. A dose deve ser acompanhada de acordo com o resultados dos exames de sangue.
Em gatos, a dose inicial usual de calcitriol é de 1,5 a 3,5 ng / kg uma vez por dia para o tratamento de hiperparatiroidismo renal secundária. A dose deve ser acompanhada de acordo com o resultados dos exames de sangue.
Calcitriol deve ser dado com o estômago vazio.
Durante o tratamento com calcitriol, os exames de sangue devem ser realizados para medição de cálcio ionizável, fósforo, PTH e calcitriol.
A duração da administração depende da condição a ser tratada, da resposta à medicação e o desenvolvimento de quaisquer efeitos adversos.

Vitamina D3 (Calcitriol – 1,25 dihidroxi)
Material: 2,0 ml de soro.
Condições de coleta: Jejum de 8 horas.
Outros laboratórios: Coletar do animal em jejum de 8 horas e centrifugar e congelar em tubo próprio o mais rápido possível.
Comentários: A vitamina D é derivado a partir do metabolismo do colesterol, ou a partir de fontes dietéticas. Calcidiol é convertido por 1α-hidroxilase em células tubulares renais para calcitriol (1,25-di-hidroxicolecalciferol). Calcitriol promove o aumento da as concentrações séricas do cálcio por absorção intestinal estimulando, reabsorção óssea, e reabsorção renal tubular proximal. Redução da massa renal, como pode ser visto na insuficiência renal crónica, pode resultar em insuficiência de síntese de calcitriol.
Código: 569

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Adilson.
Estou em Leme-SP.
Gostaria de saber quais os níveis de vitamina d3 ( 25 hidroxi) no sangue dos cães e gatos.

Anônimo disse...

Meu emai é andreoni.adilson@yahoo.com.br